AUDIOZILLA | FLORIANÓPOLIS | SC. Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de março de 2015

Como sair de sua apresentação com possibilidade de ter a próxima marcada



O que você deve fazer depois do seu show terminar para que te convidem de novo a tocar lá?

Neste texto, gostaríamos de conversar sobre o que você tem de fazer depois que o show terminar. Não se trata só de empacotar as suas coisas e vazar para a festa.

O que fazer DEPOIS do show

Você conseguiu, finalmente. Marcou seu primeiro show e quebrou tudo com o público. A maioria das músicas rolou sem nenhum problema e o baterista só deixou

cinco baquetas caírem (opa, ele tá melhorando!). Você tocou sua última música e ainda emendou um bis. Que noite demais. Agora, o que você faz?


Agradeça à galera

Conforme vocês forem chegando às últimas notas, seu cantor tem de agradecer ao público. Eles ficaram lá o show todo e o mínimo que você precisa fazer é dizer “obrigado”. Pule a armadilha do clichê (“nós te amamos” — você não os conhece, como pode amá-los?) e seja sincero.

Nós geralmente falamos algo na linha de “Muito obrigado por terem vindo. Nós nos divertimos muito tocando hoje e esperamos que vocês tenham se divertido o tanto quanto ouvindo.”

Mesmo que você tenha tido dificuldades, você tem de agradecer da mesma forma, e não deixar transparecer que a noite não rolou para você.Se você passar uma imagem de amargurado ou de chateado, só vai ficar feio para você.

Se você não tiver de tirar seus instrumentos correndo do palco, tente ir falar pessoalmente Agradeça por terem aparecido. Isso vai te ajudar alguns fãs e amigos, que acabarão indo aos próximos shows.

Recebendo o pagamento

Se tudo foi conforme o planejado, você receberá por esse show. No mundo ideal, você teria combinado quanto com o dono da casa de shows antes de apresentação, e talvez até já tivesse recebido o cheque antes de começar. Esse é o contexto ideal, mas ele é raro. A maioria das baladas ou dos bares pagam depois da apresentação, geralmente por causa de uma dessas razões: eles querem ter certeza de que você vai tocar mesmo, sem fugir ou encurtar o show, ou (mais comumente) eles vão te pagar com o dinheiro que entrou na caixa naquela mesma noite, e não têm essa verba antes do show.

Vamos presumir que você vá receber DEPOIS do show. É comum que tudo esteja uma loucura quando você terminar, com garçons e barmens tentando receber de seus clientes. O gerente do bar pode estar no meio desse processo, para garantir que tudo está correndo bem.

Antes do show e antes de o lugar lotar, fale com o gerente do bar e combine quando e como você vai receber. Pode ser que ela te peça para esperar todos os clientes item embora, ou só diga “me encontra depois do show”. Se for o caso, e ela disser “Estou um pouco ocupada, venha me ver daqui a uns minutinhos” seja paciente e vá desmontar seu equipamento ou conversar com as pessoas, agradecer a elas por terem vindo etc.

Nós geralmente escalamos só uma pessoa para receber o pagamento. Se um membro da sua banda tomar conta dos negócios, deve ser essa pessoa.

Você deve receber em dinheiro vivo ou em cheque. Grana é sempre melhor, porque você não tem de ir ao banco etc. Mas, se você receber em cheque, pergunte para o bar se eles não se incomodam de trocar por dinheiro. Isso vai facilitar sua vida de novo. Muitas vezes, é só você endossar o cheque no verso que eles te dão o equivalente em dinheiro.


Desmonta tudo

Essa é simples. Desmonte e empacote seus equipamentos o mais rápido que puder. O técnico de som vai precisar tirar seus equipamentos também (desde que eles não sejam do bar) e você está no caminho dele. Se o lugar não estiver muito lotado, leve seus equipamentos para o carro/van/ônibus (você já tem um ônibus?).
Se o público for grande e te impedir de chegar até a porta, coloque toda sua parafernália num canto, e tire-a do caminho. E sempre fique de olho nela. É bem fácil para alguém pegar seu case de guitarra quando estiver saindo, se você não estiver atento.

Ajude o técnico de som

Muitas vezes, você terá de levar um amplificador para o show. Se você não possui um, terá de alugar. Dependendo de onde você morar e do tamanho do lugar onde vai tocar, só vai precisar de uma pessoa para carregar tudo. Se esse for o caso, ofereça-se para ajudá-lo a levar as coisas antes do show e depois de ele acabar.

Há vezes em que o show será maior, e haverá também uma equipe de som, então você não vai precisar ajudar. Mas pode ser que o sindicato não permita que você ajude os profissionais, se eles forem sindicalizados, então é melhor checar. Mas essa nem sempre é a regra.

Limpe a sua bagunça

Tocar bem é um trabalho de foto, que exaure. Você provavelmente precisa beber muito. Isso significa que você terá uma porção de (a-ham) garrafas e copos de água e de refrigerante no palco. Também haverá listas de repertório, fita que você usou para grudar papeis no chão e provavelmente uns pacotes de pilha que você colocou no pedal durante a apresentação.

Enquanto estiver desmontando o equipamento, limpe tudo. Jogue as garrafas no lixo e leve os copos para o bar. Não obrigue os funcionários do bar a fazer isso. Eles já têm trabalho demais noite a dentro.

Cuide dos funcionários

Os barmens e a equipe da casa cuidará de você, se precisar de drinques. Quando chegar ao local, descubra se há um funcionário específico que cuida das bebidas e aprenda o nome dele ou dela.

No fim da noite, dê gorjeta a eles como faria se fosse um cliente (ou até mais dinheiro). Eles geralmente podem colocar seus pedidos na frente de outros clientes, como forma de mostrar reconhecimento.

Tudo isso significa que você deve ser o mais profissional o possível. Tome conta das suas coisas e das pessoas que te ajudam a fazer um ótimo show. E eles vão continuar tomando conta de você.

Sobre o autor: 

Rus Anderson começou a tocar em bares e baladas há 25 anos, aprendendo como funcionam as bandas e, mais importante, como bandas são contratadas. Ele tocou em casas pequenas, grandes, casamentos, eventos corporativos, shows caseiros, casas de show com 2.000 lugares, arenas, universidades e com sua(s) banda(s) abriu shows de grupos famosos.

Fonte: somos música
author
Marcelo Boratto
Produção de Áudio | Captação | Edição | Mixagem | Masterização