AUDIOZILLA | FLORIANÓPOLIS | SC. Tecnologia do Blogger.

domingo, 8 de março de 2015

Apoie a música independente


Levantar a "bandeira" para defender "os artistas independentes" muitas vezes parece uma batalha perdida. Quem está do outro lado não sabe como é difícil gastar seu tempo e dinheiro fazendo uma música que você sabe que faria sucesso se tivesse pelo menos uma chance. Esses dias comentei sobre se "o roqueiro era quem estava matando o rock" pois comentei isso quis dizer o seguinte: "que o roqueiro fica cultuando o vintage corre o risco de transformar o rock num clássico no futuro, ou seja pouca gente faz e pouca gente toca. Para aqueles que ficam dizendo que o "novo" é uma porcaria digo que "você não entenderam o recado ou estão ouvindo na direção" o que queria dizer é que "ouça o artista independente" pois ele é o sucesso comercial de amanhã.

Todo sucesso comercial um dia já foi independente

Li uma vez que Kurt Cobain gravava o ensaio da banda em fita cassete para ver como estavam indo. Em seus shows  eram marcados pela "fúria" que cantava as músicas, O Gun´s Roses antes da fama já tinham escrito quase todas as músicas que iriam lançar nos futuros álbuns,  e no rock brasuca também há vários exemplos como Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Engenheiros do Hawaii, Raul Seixas... As pessoas pediam nos shows pra tocar "essa ou aquela da banda" ou seja havia uma "conectividade" com os fãs e assim para sair gravando era um passo e quase inconcebível que nós roqueiros esquecemos isso. Lógico tem gente que irá "especular um monte"  mas é normal pois todo ponto de vista deve ser defendido.e Existem muitas bandas e cantores que só fazem sucesso regionalmente são tão ouvidos pelos seus fãs como se fossem um "artista nacional" e se eles conseguirem sucesso será pelo seu talento e não por causa de um "jabá" ou grande produtor.

A lição que o "funk" ensinou a todos os fãs

Todo mundo sabe que o funk não passa de uma música "pra se ouvir bebendo" porque ela não tem nada a falar e nada acrescentar mas a melhor coisa que ele tem são os poucos que perceberam e a "fidelidade dos fãs" as coisas novas. Eles não ficam esperando que "o seu artista favorito" lance uma nova música e sim ficam "antenados" no que pode aparecer na net. Quando aparece um novo single pois mais "esquisito" que ele seja basta ter uma nova "dancinha" e bum! Tem alguns mil acessos. Agora olhe qualquer outra música independente em qualquer outro estilo. Músicas incríveis com que durante um ano todo só teve100 acessos! Imaginem se os fãs do rock começassem a procurar por novos sons (que tem bastante no youtube) e desse mil acessos para os melhores, quanto tempo você acha que ele "estaria por cima de novo"? Em poucos meses sem dúvida! Mas os roqueiros farão isso? Provavelmente não. Vão esperar que a banda "por milagre" faça sucesso comercial para depois a julgar. O engraçado que isso que acontece com o funk hoje em dia aconteceu com as bandas brasucas no início dos anos 80, basta ler a biografia das mesmas.


Algumas dicas para ouvir artistas independentes

1) Um artista independente não está na mídia

Quando você escuta uma música nova de um cantor/banda na rádio geralmente não "se grava" de primeira. Conforme ela vai ficar nas paradas e conforme vai sua execução (na internet, na tv) você começa a gravar na mente. Um artista independente não tem nada disso, ele está por enquanto a "sua própria sorte" ou seja sua música é a única maneira de provar sua existência para quem sabe num futuro mais próximo e ele apareça na mídia.

2) Ouça gravações a qualidade das gravações 

A maioria desses artistas são músicos "profissionais". Tocam na noite, fazem shows, gravam em estúdio, são sides, roadies... E por isso não iram colocar qualquer "áudio" na internet para divulgar. A maioria prefere gravar em "home studio" ou em "estúdios pequenos". As vezes também gravam direto do show que tocaram a música com uma câmera ou com o áudio da mesa de monitoração.

3) Procure ouvir os 15 primeiros segundos da música e veja se ela te cativa

Pense nas músicas que você mais gosta e se você lembrar a primeira vez que você a ouviu irá ver que logo nos primeiros segundos ela te cativou e assim é qualquer outra música, famosa ou não.

4) Não ligue para "likes" ou "views"

Se você é daqueles/daquelas que vão pelos por isso então com certeza não vai ouvir ninguém!Isso porque artistas independentes ganham poucos "like e views" no Brasil. Os que ganham ou fizeram côver, estão tocando com alguém famoso ou estão sendo produzidos. Claro que a exceções mas infelizmente são raras! 

5) Tenha um artista(s) independente(s) favorito e ajude a divulgar!

Se você gostar de alguém por que não ajudar a divulgar? Afinal o ouvinte é o único que pode fazer um artista independente se tornar um "artista comercial"!

Fonte: blog curto mais musica
author
Marcelo Boratto
Produção de Áudio | Captação | Edição | Mixagem | Masterização