AUDIOZILLA | FLORIANÓPOLIS | SC. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Como funciona e para que serve um Metrônomo?



Hoje vamos falar sobre um acessório indispensável para todos aqueles que desejam tocar violão, guitarra, bateria, teclado, flauta, gaita de fole ou caixinha de fósforo, com perfeição e técnica apurada: O Metrônomo.

Toda música, segue um tempo pré-estabelecido por seu autor, que seguindo esse tempo corretamente, executando cada nota e pausa dentro do tempo estabelecido, a música ou o som em si, sai com perfeição.

É muito comum você ver iniciantes que já dominaram a batida da música (seu ritmo) e a mudança de acordes, porém ao executar a música ela sai sem sentido, parece que nunca fica igual a música original.

Outro exemplo muito comum, é quando um músico inciante forma a sua primeira banda, músicos nada experientes, aliás esta é a ideia, mas o problema é quando um dos integrantes do conjunto está tocando o inicio da música e outro já está no refrão! Acontece.

Em outras palavras o metrônomo é um relógio que marca o tempo (andamento) musical, produzindo pulsos de duração regular, que servem para medir o tempo em que você deve executar cada nota em uma música.

Como funciona um metrônomo?

O metrônomo produz pulsos de duração regular e exata conforme parâmetros de velocidade e dinâmica estabelecidos pelo seu usuário. Pode ser considerado uma espécie de relógio usado por cantores, compositores, maestros, arranjadores e instrumentistas para determinar a velocidade de uma música ou parte dela, a ser seguida por todos que devem executá-la. Além disso, quando a composição não possui marcação rígida (tempo rubato), o aparelho serve para delimitar uma pulsação em torno da qual as variações são realizadas.

Os valores estipulados pelo metrônomo indicam o número de batidas por minuto (bpm). A quase totalidade dos aparelhos, ao menos os mais tradicionais, faz marcações de de 40 e 240 bpm. Costuma-se subdividir este espectro em diversas faixas, chamadas de andamentos musicais. Escritos em italiano, os metrônomos eram originalmente usados para definir o caráter da obra, o que determinava a sua velocidade. O andante por exemplo, corresponde à velocidade dos passos de uma pessoa; o allegro por sua vez, representa uma interpretação alegre.
Na prática, para que serve o metrônomo?

Quando um músico está preocupado com a parte técnica da execução, muitas vezes não consegue manter a constância das pulsações, ou seja, os tempos que interpreta não são isócronos. O uso desse aparelho chamado de metrônomo, portanto, auxilia os estudantes a vencer tais dificuldades, mantendo o andamento correto. Isso também ajuda o músico a manter concentração independente das distrações externas. Para baixistas e bateristas em particular é bem importante para manter a pulsação correta para mantê-los na linha com o restante do arranjo.

O metrônomo é extremamente importante para gravações de músicas, samplers, shows com payback ou grooves eletrônicos. Se você quiser ser um músico profissional e não se dá bem com o metrônomo, então pode ter sérios problemas com a sua banda.

Como usar o Metrônomo?

Os músicos iniciantes tendem a treinar “correndo atrás” do metrônomo, o que é errado. Na verdade, a pulsação deve ser determinada com um valor que permita tocar de maneira relaxada e precisa. Também é importante ao praticar um exercício de uma técnica é utilizar o mínimo de notas por batida, de modo a se obter mais precisão. Portanto, o metrônomo é extremamente importante para aprender técnicas novas e manter a disciplina.

Tipos de Metrônomos

O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante, cujas oscilações reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Em outras palavras, a cada batida você toca uma nota ou aguarda o tempo necessário como é indicado na partitura.

Os metrônomos Eletrônicos ou Digitais são aqueles em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

A maioria dos metrônomos modernos são eletrônicos e utilizam cristais de quartzo para a regulação de tempo. Os mais simples possuem um disco para controlar o tempo.

Alguns podem estar incorporados a afinadores eletrônicos ou produzir um tom de afinação (diapasão – usualmente 440 Hz). Que além de medir o tempo da música, você pode utilizar para afinar as cordas do seu violão.

Fonte: Mundo Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Marcelo Boratto
Produção de Áudio | Captação | Edição | Mixagem | Masterização