AUDIOZILLA | FLORIANÓPOLIS | SC. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Algumas Dicas Para Se Tornar Um Guitarrista Melhor



Fala pessoal! Vamos mostrar para vocês então algumas dicas para se tornar um guitarrista melhor, são dicas e conselhos que podem fazer você acelerar o seu aprendizado na guitarra, pular etapas desnecessárias e priorizar outras etapas importantes na hora de aprender a tocar guitarra.

Estamos no comecinho do ano, e então agora é a hora perfeita para você começar a tocar guitarra de uma vez, ou até mesmo tirar a poeira de sua guitarra e o enferrugem de suas 6 cordas. É isso mesmo, estamos aqui com 38 dicas para se tornar um guitarrista melhor, todas extraídas de mentes obcecadas por guitarras e astros do rock! Lembramos que não são dicas sobre técnicas e equipamentos, e sim dicas onde normalmente você não aprende numa escola de música, num curso ou vê na tv, mas são dicas que o farão abrir os olhos sobre alguns aspectos. Então vamos dar uma conferida!

1) Toque com seus amigos!

Música é sobre  comunicação e expressão, e mesmo que você progrida aos trancos e barrancos tocando com outras pessoas, essa é uma etapa fundamental. Tocar com outras pessoas vai te oferecer: ritmo para outra pessoa conduzir, desenvolver melhor os compassos, tempo e resposta para tocar cada outro lick.

“Muita gente pode tocar muito bem sozinho em seu quarto, mas você fará mais progresso tocando com outras pessoas. Você não desenvolve um senso de ritmo tocando sozinho.” Gary Moore.



2) Aprenda a tocar as músicas nota-por-nota.

Por mais penoso que seja, aprender uma canção nota-por-nota e do começo ao fim não só aumenta seu repertório – como também irá melhorar o seu foco, seu tempo (timing), e sua apreciação geral do que um guitarrista deve (ou não) tocar quando não está no centro das atenções.



3) Cursos Intensivos

Poucos músicos têm o luxo de estudar por anos, em tempo integral, para ganhar um grau ou diploma na música popular. Assim, junto com seus programas de graduação, verifique se alguma instituição acadêmica da sua região não desenvolveu algum curso focado e intensivo que pode durar um final de semana ou uma semana. Este é um bom caminho para pegar uma boa base.



4) Conheça um tutor ou aulas com um professor

Isto não apenas serve para os iniciantes. Mesmo se você tiver um talento natural ter um bom professor poderá sempre apontar o que você poderia melhorar, ou ajudar a desenvolver melhor um estilo que você nunca imaginou que conseguisse  evoluir. Um bom tutor é sempre bem-vindo.



5) Compre um livro

Um livro ao estilo Teach Yourself   pode ser uma ferramenta poderosa para você erradicar velhos hábitos, pegar uma base mais sólida, desenvolver melhor uma técnica. Esses livros são bons em casos de você sentir que seus estudos andam meio atrofiados.



6) Pense e faça diferente

Toque algum lick ou ligadura que você já esteja quase confortável em tocar em uma posição diferente sobre o braço da guitarra: você vai expandir seu vocabulário na hora de solar e melhorar o poder de visualização da escala de sua guitarra.



7) Use a tecnologia a seu favor

Parece que super guitarristas estão se tornando mais raros nos dias de hoje, e o seu Iphone e Ipad pode ser uma ferramenta útil para fazer música, são os tempos modernos.

O seu humilde MAC ou PC ainda pode ser o melhor amigo do guitarrista. Dê uma olhada e pesquise pela internet por softwares, vídeo aulas, ebooks, sempre tem boas opções.



8 ) Pratique sem a guitarra

Há muito o que aprender sem uma guitarra na mão. Identificar os tempos em sua rotina diária, tirar meia hora para ler um livro de teoria musical, assistir a um DVD para treinamento e lições, memorizar alguns tipos de acordes novos ou ouvir de volta as gravações de você tocando: no ônibus, no metrô, no carro … tudo isso acrescenta na sua tocabilidade.



9) Enfrente e aprenda uma teoria por vez

Se todas as escalas soam gregas para você, ou se CAGED faz você se sentir claustrofóbico, então comece pequeno… mas certifique-se de começar.

“Você começa com Harmonia Diatônica (diatônica maior) – acordes na escala maior – e logo você vai perceber que há outras coisas. Conhecimento é bom, mas pode, temporariamente, te parafusar se você não perceber que você não sabe tudo. “ Paul Gilbert.



10) Toque com os melhores músicos que você encontrar

Ter contato com músicos de alta qualidade é sempre bom, vê-los tocar e tocar junto com eles te fará abrir os olhos para algumas coisas e um upgrade em algumas percepções.



11) Desacelere

Pegue alguma coisa que você já sabe que está no limite de sua capacidade técnica, e toque lentamente – em alternativa, você pode gravar e retardar isto em um tempo mais lento com ajuda de Phrase Trainer  se tiver um. Dessa forma você chega a sua perfeição, conhecendo um boa nota e retardando um pouco as coisas tirando o máximo absoluto de cada nota.



12) Compre um novo pedal de efeito

Hoje em dia há uma infinidade de pedais e pedaleiras para todos os gostos, mesmo em nosso site temos um artigo sobre os diferentes tipos de pedais. (clique aqui)

“Às vezes você simplesmente coloca um efeito e chega a uma música inteira. O Riff de  When The World Was Young surgiu simplesmente porque eu tinha o efeito tremolo na minha AC30.” Jimmy Page.



13) Defina um bom lugar para praticar

Quanto melhor e mais agradável for o ambiente na qual você irá gastar seu tempo treinando, mais você terá prazer em ficar lá.

Considere equipar a sua sala com um aparelho de som decente, e leitor de DVD ( com controle remoto e ajustes programáveis para facilitar o aprendizagem). Compre também uma pedestal/suporte para acompanhar as partituras. E tente manter um ambiente mais limpo e organizado para eliminar as distrações externas.



14) Cuide de sua guitarra

Mantenha a sua guitarra sempre em bom estado para manter o prazer de tocá-la sempre. Vale a pena deixar a sua guitarra sempre bem afinada, com as cordas sempre em bom estado, e acredite, você não vai querer uma guitarra que te desmotive a tocar. Dentro do nosso site temos em destaque um artigo falando sobre manutenção e limpeza de guitarra.



15) Compre um slide e um capotraste para guitarra

Poucas coisas te dão um retorno tão imediato e tão barato quanto esses itens, se você não tiver compre logo, isso vai rejuvenescer o seu som permitindo também experimentar novos estilos.



16)  Compre um metrônomo

Isso é algo fundamental para o aprendizado ou para tirar algum solo em sua guitarra, se você ainda tem dúvidas sobre isso, veja esse depoimento:

“Eu ainda pratico as minhas pentatônicas todos os dias usando um metrônomo. Uma boa tocabilidade na guitarra é baseada em fraseados e é importante manter isto“. Zakk Wylde.



17) Compre um pedal com função Phrase Trainer

Essa função é muito útil porque faz com que você diminua “as palhaçadas” que os seus guitarristas favoritos fizeram, mantendo o seu tom original (e usa um EQ para isolar partes da guitarra em um mix). É uma dádiva para os guitarristas aspirantes.



18) Aprenda a como construir solos

Tocar escalas para cima e para baixo não é o suficiente para fazer um solo verdadeiramente memorável. Experimente com o tempo, fazer coisas como tocar algumas notas com duração maior do que outras, repetir uma sequência de notas para construir um memorável lick; deixe lacunas em seu solo de modo que o resto da música possa continuar respirando.



19) Identifique os problemas

Seu vibrato está sem empolgação? Seu hammer-on é ruidoso? Seus bends estão pegando as notas certas? Ter a opinião de alguém, ou algum amigo seu que consiga ter uma boa crítica é importante, e com o tempo, você poderá corrigir tais defeitos.



20) Fraseados

Guitarristas acostumados a tocar por conta própria muitas vezes dão pouca atenção aos fraseados e tendem a tocar quase que continuamente. Um bom fraseado é a marca de muitos guitarristas famosos (pense em Eric Clapton, Knopfler..). Para desenvolver o seu, tente tocar um pouco fora da batida, empregue uma repetição rítmica, e a melhor parte – toque com outras pessoas.



21) Toque um instrumento diferente

Se você estiver numa banda, troque de instrumento no final de uma sessão. Além de garantir algumas gargalhadas, você ganhará uma perspectiva refrescante no seu próprio instrumento. Muitos guitarristas famosos são multi-instrumentistas, ou foram para o seu instrumento com uma base em outro (geralmente bateria). Se você é um compositor, experimente trocar de instrumentos para ajudar na sua criatividade.



22)  Listagem de técnicas

Dê uma olhada na lista abaixo e vê se você já dominou algumas dessas técnicas, ou ao menos já tenha tentado algumas delas:


  • Partitura a primeira vista
  • Palhetada Alternada
  • String skipping (saltos de cordas)
  • Sweep picking
  • Muting
  • Thumb picking
  • Dedilhados
  • Oitavas
  • Arpejos
  • Acordes e as relações de escalas


23) Toque fora de sua zona de conforto

Nunca toque em piloto automático, além de não ter graça para você, isso fará a sua platéia se entediar e fazer vários bocejos.



24) Aproveite bem os seus ensaios

Faça um favor para a sua audição e vocais: não prolongue os seus ensaios desnecessariamente. Escolha um bom tempo (algo como 2 horas), e faça um pacto de manter o foco por durante o todo o ensaio.



25) Reserve algum show

Se você estiver em uma banda, é sempre bom começar com pequenos shows e apresentações. Se você for um músico solo, aproveite alguma noite que tenha microfone aberto, ou se for convidado para tocar junto com alguém aproveite a oportunidade, essas datas são perfeitas para você se concentrar melhor nas suas músicas.



26) Use um captador diferente ao vivo

Parece tão óbvio – mas quando você vê bandas tocando ao vivo, inconstáveis guitarristas ​​deixam seu seletor de captador bloqueado em uma posição a noite toda. Há (provavelmente) mais de um captador na sua guitarra por um bom motivo, então  vale bem a pena experimentar diferentes posições e combinações.



27) Divirta-se

Pergunte-se a si mesmo por que você pegou na sua guitarra em primeiro lugar, e sempre tente tocar com o mesmo entusiasmo e liberdade. Esteja preparado para erros porque é assim que você aprende, é assim que você encontra um riff. Da mesma forma de quando estver tocando com amigos, às vezes é trabalhoso, mas tem que ser divertido.



28) Assista bandas ao vivo frequentemente

Ver shows ao vivo regularmente é bom para manter viva a sua motivação em continuar e inspirar na hora de tocar, além é claro de apoiar as bandas locais.



29) Experimente tocar sem palheta

Antigamente havia muitos guitarristas do rock que conseguiam ótimos timbres sem ajuda da palheta – Brian May, Jeff Beck, Billy Gibbons, Mark Knopfler – frequentemente eles não usavam esse objeto de plástico. Às vezes a sutileza e o ataque podem revitalizar o seu som.

Stevie Ray Vaughan era um guitarrista que não dependia da palheta nem sabia usar muito bem, ele até tinha, mas ele apenas usava para tê-la lá. Assim como Jeff Beck..



30) Diferentes afinações

Você não precisa ser um instrumentista famoso para experimentar uma afinação diferente. Algo como DADGAD, abra com afinações maiores e menores, e mesmo a afinação drop-D pode ser o elo que faltava para abrir a sua criatividade.



31) Nunca ache que já sabe tudo

Chegar num nível de profundidade de conhecimento é bom, mas sempre vai chegar uma hora em que a sua aprendizagem chegará numa zona de conforto onde você terá preguiça por aprender mais, nunca se deixe cair nessa armadilha e sempre evolua!



32) Durma e alimente-se bem

Estar com o corpo e a mente saudáveis é importante para ter a cabeça sempre aberta para criar coisas ou aprender alguma habilidade nova. Use o seu corpo a seu favor!



33) Pense antes de tocar

Estruture a sua aprendizagem e prática, você notará uma melhora imediatamente..



34) Faça novos exercícios

Se a primeira coisa que você toca quando pega na sua guitarra é sempre mais ou menos a mesma coisa – uma progressão de acorde favorito, ou lick –  você pode simplesmente estar repetindo aquilo que já sabe. Você está realmente ficando cada vez melhor? Lembre-se que o torna melhor é fazer coisas diferentes.



35) Aprenda um desenho novo de acorde todos os dias

Consiga algum livro de acordes, e vai tirando aos poucos todos os dias algum acorde. Os livros são uma das melhores maneiras de adquirir novos acordes. Isso é importante para fazer com que seu ouvido se acostume com certas mudanças de padrão.



36) Simplifique seu solo

Se você tende a tocar seus solos de modo muito espalhafatoso, então imponha algumas limitações. Tente solar em uma região mais limitada ou tocar apenas 3 notas; pense sobre repetição e ritmo em seu fraseado.

“Um dos meus solos favoritos é a Cinnamon Girl de Neil Young. É um solo de uma nota e ele se encaixa na música toda. Você tem que decidir – você está fazendo música para as pessoas ou você está fazendo isso para si mesmo? ” Eddie Van Halen.



37) Feche os olhos

Para desenvolver uma compreensão inconsciente e um “mapa mental” do braço da guitarra – e para ajudar na performance ao vivo – pratique algumas progressões de acordes e improvise alguns solos com os olhos fechados. É mais difícil do que você imagina, mas você vai colher recompensas a longo prazo …



38) Uma corda para cada situação

Escolher uma corda certa para você é vital. Um conjunto de cordas leves (8-38) pode adicionar mais brilho no seu som, enquanto que cordas mais grossas podem adicionar mais “carne” ao seu tom. Tente experimentar cordas flatwound se rock clássico for do seu gosto.


Fonte: Portal Música
author
Marcelo Boratto
Produção de Áudio | Captação | Edição | Mixagem | Masterização