AUDIOZILLA | FLORIANÓPOLIS | SC. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Você está velho demais para ter sucesso musical?

Mary Gauthier

Sua música não deve te segurar de entrar no mercado musical independente. A juventude sempre foi um componente da música pop: Sinatra, Elvis, Beatles, Madonna, Britney Spears, One Direction, Lorde — todos eles começaram bem antes de alcançar os temidos TRINTA. E alguns deles ainda eram adolescentes! 

Mas se a juventude é um pré-requisito para sucesso na música pop, bom, nós vimos muitas exceções que apareceram nos últimos anos. 

Compositores celebrados como Leonard Cohen, Lucinda Williams e Mary Gauthier não fizeram muito sucesso até chegar aos seus 30 ou 40 anos. Wayne Coyne do Flaming Lips, James Murphy do LCD Soundsystem, Sharon Jones, Peaches, Thelonius Monk… a lista vai bem adiante. Muitos artistas não encontraram sua voz ideal, ou gravaram suas melhores músicas, ou construíram uma legião de seguidores até chegar ao September of their years, ou o setembro de seus anos, para usar uma frase de Sinatra. 

E hoje em dia, com o poder do marketing na internet, produção acessível de vídeos e distribuição global de músicas na ponta de seus dedos, você tem tanta chance de ganhar dinheiro com 55 anos quanto teria com 15. 

Agora, virar um “rock star?” “Mundialmente famoso?” Um camafeu da música do país? Honestamente, aí é outra história. Mas, se você realmente quer um desses, eu vou te lembrar que só faz uma década e meia que entramos no século 21. Olhe ao seu redor. Você notou que NÃO HÁ tantos roqueiros estrelas NOVOS ultimamente? 

Em vez disso, há uma grande “classe media” musical formada por artistas independentes que perpassa todos os gêneros musicais, e esses caras estão se sustentando com sua música, seja por ingressos de shows, royalties, venda de música, ‘streams’, renda de anúncios do YouTube , mercadorias das suas bandas e mais. 

Quer você esteja nesse grupo de músicos, trabalhando para chegar lá ou fazendo música só como hobbie, no mercado musical de hoje VOCÊ o que significa “ter sucesso”. Você define vitória. 

Faça a música que você amar. Encontre as pessoas que amam seu som. Sua audiência está por aí — então você tem de colocar a cara pelo mundo, independente de quantas velas estiverem em cima do seu bolo de aniversário. Nunca é tarde para ser feliz. 

 Fonte: http://somosmusica.com.br

2 comentários:

  1. Excelente post Marcelo. Gostei porque alimentei esse "sonho" por alguns anos, mas as voltas da vida nos tiram do caminho que planejamos muitas vezes...
    Eu cheguei a gravar umas 3 demos uma época, e gostaria de enviar uma demo pra você ouvir...posso amigo?
    Muito obrigado pelo incentivo desse post, achei bem original, nunca tinha lido algo desse estilo.

    ResponderExcluir
  2. Claro Josemar. Desde quando música e espírito tem idade? Será um grande prazer ouví-lo, aguardo ansiosamente as demos.

    Abraço!

    ResponderExcluir

author
Marcelo Boratto
Produção de Áudio | Captação | Edição | Mixagem | Masterização